terça-feira, 1 de julho de 2008

[A descobrir] Majid Majidi

 

a%20Majid%20Majidi%20color%20of%20paradise%20dvd%20review%20PDVD_000

 

Juntamente com Abbas Kiarostami e Mohsen Makhmalbaf, Majid Majidi forma uma trindade de realizadores de destaque que surgiram no Irão na década de 90.

O trabalho destes extraordinários cineastas permitiram o estabelecimento de uma reputação de cinema de extrema qualidade na comunidade cinéfila para o cinema persa, ao mesmo tempo que mostrou ao mundo uma nova faceta gentil e muito mais humana da vida iraniana, contrapondo aquela visão usual promovida pelo Ocidente no período pós revolução islâmica.

Em simultâneo a obra de Majid utiliza tipicamente histórias sobre crianças e sobre famílias para de uma forma metafórica abordar temas políticos e sociais mais abrangentes e profundos que a comunidade artística no Irão tinha alguma dificuldade em abordar.

Majid estreia-se como realizador com um muito interessante “Baduk” em 1992 que logo criou alguma expectativa acerca do seu futuro.

Mas é em 1996 com o belo “The Father”, que ganhou inúmeros prémios em festivais por todo o mundo, trazendo-lhe uma reputação de cineasta sensível e perfeccionista ao mesmo tempo que abria as portas do Ocidente para a cinematografia Iraniana.

No ano seguinte, realiza a sua obra prima “The Children of Heaven” , que chega a ser nomeado pela Academia para melhor filme estrangeiro, e recebe laudas recomendações em festivais de referência como o de Los Angeles, Montreal ou mesmo Veneza.

Para quem quiser descobri um pouco do extraordinário trabalho deste realizador iraniano, recomendo o referido “The Children of Heaven” e o meu preferido “The Color of Paradise”.

 

Filmografia :

  • 2008
    The Song of Sparrows
  • 2005
    The Weeping Willow
  • 2003
    Paberahne ta Harat [doc]
        3 Stars
  • 2001
    Baran
  • 1999
    The Color of Paradise
    4.5 Stars
  • 1997
    The Children of Heaven
    4.5 Stars
  • 1996
    The Father
    3 Stars
  • 1992
    Baduk
    2 Stars

2 comentários:

intruso disse...

bem lembrado!

(só conheço o children of heaven...)
um realizador a conhecer melhor...


abraço

hanayeol disse...

Hi, invite to baduk blog
http://hanayeol.blogspot.com