segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

[Ver] Vista Pela Última Vez...

 gone-baby-gone-1

 

Título Original:
"Gone Baby Gone" (2007) [USA]

Realização:

Ben Affleck

Actores:

Casey Affleck  - Patrick Kenzie 
Michelle Monaghan  - Angie Gennaro 
Morgan Freeman  - Jack Doyle 
Ed Harris  - Remy Bressant 
John Ashton  - Nick Poole 
Amy Ryan  - Helene McCready 
Amy Madigan  - Bea McCready 
Titus Welliver  - Lionel McCready 
Michael Kenneth Williams  - Devin 
Edi Gathegi  - Cheese 

Comentário 

Depois de uma estreia assombrosa como argumentista em Good Will Hunting, Ben Affleck vem vindo a construir uma carreira como actor que o levou aos píncaros da pura incompetência com produtos tão excecráveis como Bounce, Deception, Daredevil, Surviving Christmas, etc.

Este regresso á escrita com o muito interessante "Gone Baby, Gone", parece vir trazer de volta Affleck ao seu verdadeiro espaço. E à partida, este novo trabalho do actor tinha de facto indícios de se vir a tornar mais um fiasco na sua carreira, nomeadamente ao nível do tema escolhido.

Esta temática das criancinhas desaparecidas tem sido um dos últimos filões em exploração exaustiva pr’ós lados Hollywwod, a colagem que durante muito tempo se fez ao famigerado desaparecimento da infeliz Maddie, também tenderia a afastar muitos espectadores mais cautelosos.

No entanto, Affleck, conseguiu dar a volta totalmente a estes indicadores, e isso foi conseguido graças a um argumento extremamente inteligente, recordando o entusiasmo juvenil do belo Good Will, que constrói uma história sólida e sórdida, recheada de twists que arrastam o espectador de forma ciciante, uma história que lança constantes desafios a uma interpretação que vai muito mais para além do superficial que entra na pele de quem a vê. Esta é uma história que funciona como uma introspecção sobre o que verdadeiramente é importante na essência humana, um duelo inglório entre o certo e o correcto, entre o ético e o adequado. É neste navegar para longe da abordagem típica e fácil destes “Casos da Vida” que Afleck consegue um triunfo surpreendente.

Para além do poder do argumento, Affleck consegue ainda uma direcção sólida, ritmada e muito promissora para um primeiro trabalho como realizador, a esse facto também se deve o casting feliz com uma Amy Ryan brilhante numa mãe “atípicamente” usual, num registo white trash perfeito, e um Casey Affleck a reforçar a crença cada vez mais unânime que estamos perante um dos actores mais versáteis e talentosos da sua geração.

Um filme empolgante e cheio de ritmo. A não perder.

[4/5]

4

Sem comentários: