segunda-feira, 31 de março de 2008

[Ver] Corações

 

private_1_6900

 

Título Original:
"Coeurs" (2006) [France]

Realização:

Alain Resnais

Actores:

Laura Morante  - Nicole 
Lambert Wilson  - Dan 
Pierre Arditi  - Lionel 
Isabelle Carré  - Gaelle 
André Dussollier  - Thierry 
Sabine Azéma  - Charlotte 

Comentário

Finalmente, parece que é desta que este Coeurs do mestre Resnais, vamos lá ver se não me engano por falar antes de tempo, vai ver o escurinho da sala de cinema (já lá vão dois anos de espera).

Mas assumindo que as promessas são importantes e devem ser cumpridas, senão valeu pelo menos para alguns sortudos a ante estreia, vamos ter a possibilidade de ver esta obra muito interessante numa das nossas salas de cinema.

Quanto á película em si, o "velho" lobo francês vem provar a adequabilidade da velha máxima que afirma que algumas pessoas são como o vinho do Porto, ou seja, o tempo refina as suas qualidades e o seu talento.

Este Coeurs é de facto um ensaio belíssimo sobre a solidão humana, sobre os sonhos que nos assombram, os desejos que nos assolam, os medos que escurecem as nossas decisões.

É acima de tudo um tratado que desnuda de uma forma bela e crua a natureza de quem somos, e a forma desassombrada e certeira como esse desvendar é feito só seria possível neste velho Resnais, maduro e vivido, e não no novo Resnais ingénuo e virulento que nos deu o belo “L'Année dernière à Marienbad”.

Uma beata com ataques de sensualidade inusitada, uma mulher perdida numa relação perdida, um homem marcada pela desonra familiar, um idoso acamado mas violentamente insultuoso, uma jovem solitária á procura do amor, um homem no fim da vida á procura de um novo início, um barman viciado num circulo vicioso de uma rotina insidiosa, enfim uma orquestra de sonhadores que têm algum em comum, o simples de facto de quererem ser felizes sem saberem como e que facilmente representariam a palete humana que nos dias de hoje vagueiam nas nossas cidades tão europeias.

Para quem gosta de bom cinema, plácido, inteligente e mordaz este é um daqueles filmes a não perder.

 

[4/5]  Inteligente e Divertido

4

Sem comentários: