sexta-feira, 11 de abril de 2008

[Ver] My Blueberry Nights

user3203_1179130339

   

Título Original:
"My Blueberry Nights" (2007) [China/France]

Realização:

Wong Kar-Wai

Actores:

Jude Law  - Jeremy 
Norah Jones  - Elizabeth 
Natalie Portman  - Leslie 
Rachel Weisz  - Sue Lynne 
David Strathairn  - Arnie 

Comentário

Kar Wai Wong acerta mais uma vez em cheio.

Um filme que emana beleza desde o primeiro frame, uma beleza à moda antiga, uma beleza que transpira inocência dos tempos em que o cinema era charme e sedução.

E o tema era tão simples, não estamos perante uma trama política sobre as atrocidades da guerra, não estamos perante uma invasão extraterrestre, não estamos sequer perante uma história de amor impossível, não a proposta é tão corriqueira, tão simples, tão batida que poderia ser até classificada como desprovida de interesse e vulgar.

Uma jovem procura superar um desgosto amoroso, conhecem algo mais desinteressante para vos levar ao cinema?

No entanto, Wong concretiza este conceito numa bela experiência para quem embarcar nesta viagem.

Um road movie, uma viagem pela América profunda, a música envolve as imagens, a história envolve os actores, a luz envolve a cor, tudo nesta experiência é envolvimento, é partilha, é íntimo.

A escolha de Norah Jones revelou-se extraordinária, não pelos seus dotes dramáticos, pelos seus dotes vocais, a voz doce e sussurrante da menina de NY permitiu a Wong criar esta sensação de intimidade que perpassa em todo o filme e que culmina com a “cena do beijo” mais íntimo e doce da história do cinema.

Mas para além da doçura de Jones e da sedução de Portman, temos um filme recheado de actores que brilham bem alto, desde os britânicos Law e Weiz passando pelo extraordinário desempenho de Strathairn.

Para completar, somos brindados com mais uma etérea aparição da cada vez mais sedutora Natalie Portman que destila sedução em cada frame, uma Portman que se afirma cada vez mais como uma diva, num mundo que cada vez mais se assume como estéril de star seduction.


[4/5] Doce, sedutor e íntimo.

4

Sem comentários: