sábado, 2 de fevereiro de 2008

[Ver] Sweeney Todd

 

stwallpaperbykhalenys6

 

Título Original:
"Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" (2008) [USA]

Realização:

Tim Burton

Actores:

Johnny Depp  - Sweeney Todd 
Helena Bonham Carter  - Mrs. Nellie Lovett 
Alan Rickman  - Judge Turpin 
Timothy Spall  - Beadle Bamford 
Sacha Baron Cohen  - Adolfo Pirelli 
Jamie Campbell Bower  - Anthony Hope 
Edward Sanders  - Toby 
Laura Michelle Kelly  - Beggar Woman / Lucy 
Jayne Wisener  - Johanna 

Comentário 

A história é sobejamente conhecida, um homem que é despojado de tudo, da sua família, da sua liberdade e da sua própria dignidade, para satisfação de um capricho carnal de um poderoso.

O trabalho do realizador, Tim Burton, é também muito peculiar e característico, uma obra preenchida por filmes negros com personagens sempre macabras e com aspecto tenebroso, enquadrados sempre com música lúgubre e imagens surrealmente escuras e saídas de um imaginário escuro e esconso.

O actor é ele próprio um produto Burtiano, excêntrico, cool, e sempre com toneladas de maquilhagem.

Perante isto poderíamos pensar que pouco espaço haveria a novidade e que os filmes de Burton seriam uma mera repetição de formulas e conceitos, que estaríamos a ver novamente o mesmo filme com pequenas variações.

No entanto, de uma forma geral podemos dizer que Burton tem conseguido contrariar essa ideia com obras belas, imaginativas e com a abertura de novas portas para esse mundo negro sempre renovado com novos cantos escuros desconhecidos e maravilhosos.

Um Ed Wood frutuosamente excêntrico, um cabeleireiro inocentemente macabro, um Batman finalmente negro ou até mesmo um fantasma pleno de ironia viciosa, tudo isto foram criaturas que nasceram nesse mundo maravilhoso e surreal que Burton tem partilhado connosco.

Infelizmente, este Sweeney Todd que parecia um filme feito à medida para este mundo, com mais um personagem nado e criado para este universo burtiano, acaba por resvalar completamente.

Um casting infeliz, Depp está pouco convincente criando uma cópia mais negra do inocente Edward e esta colagem é sempre evidente ao longo de todo o filme não nos conseguindo passar a revolta e a loucura de um homem acossado.

O casal de jovens apaixonados que deveria fazer o contraponto ao par Lovett e Todd, é totalmente desastroso, com Jamie Bower a revelar-se uma escolha infeliz e sem um pingo de convicção, havendo momentos de puro descalabro artístico.

A história aparece-nos mal colada e ligada, muito mal adaptada com alterações que tornaram o enredo virgem de sentido e a roçar a incongruência.

No meio deste naufrágio o que sobra? Muito pouco. Um Rickman profissional, uma aparição genial do grande Sacha Cohen, mais uma vez o look negro com uma fotografia belíssima e pouco mais, é muito pouco para o génio de Burton, muito pouco.

Juntem mais 10 euros ao preço do bilhete e vão ali aos lados de Praça de Espanha e no rejuvenescido Teatro Aberto constatarão que o sangue será de certeza mais vermelho e angústia mais arrebatadora.

[2/5]

2

Sem comentários: