terça-feira, 29 de janeiro de 2008

[Ver] Lust, Caution

 

 lust-thumb

 

Título Original:
"Se, Jie" (2008) [China]

Realização:

Ang Lee

Actores:

Tony Leung Chiu-Wai  - Mr. Yee 
Tang Wei  - Mak Tai Tai 
Joan Chen  - Yee Tai Tai 
Wang Lee Hom  - Kuang Yu Min

Comentário 

Este é daqueles filmes que quase não valeria a pena comentar, o reconhecimento unânime que traz, quer ao nível da critica (com prémios ganho em tudo o que é festival) quer ao nível do público (com reconhecimento em tudo o que é fóruns ou critico blogsferiano), faz com que este seja um filme de aposta garantida, ou seja tem certificado de garantia, o filme é bom e pronto.

No entanto, não resisto a chover um pouquinho no molhado e deixar aqui também a minha modesta opinião.

Este regresso de Lee ao continente asiático era um momento bastante aguardado, a própria temática lançada nesta nova aventura do senhor que nos deu Brokeback Mountain ou o maravilhoso Crouching Tiger, Hidden Dragon, uma história de espionagem em plena ocupação japonesa deixou muito boa gente a arder de expectativa.

E o que vos posso dizer é que ao fim de quase 3 horas de cinema a sensação à saída do cinema era de quase saciedade.

O filme conta-nos a história de uma jovem por todos abandonada (familia, amor, país e até o seu próprio alvo), este abandono é-nos reforçado pela candura inocente da personagem de Tang contrastando com a frieza das imagens transmitindo uma realidade sem qualquer tipo de artificialismos, a forma dura e crua como o sexo nos é mostrado, o arrepiante e frio assassínio de um homem e a fuga cobarde sem subterfúgios do vilão.

Toda a atmosfera do filme está carregada  de um imaginário de uma Xangai em tempo de guerra, pela performance de um Leung calculista e astuto e acima de tudo pela pose etérea da bela Tang.

Existe talvez o senão daquelas prolongadas cenas de Majhong que poderão provocar algum sentimento de monotonia, mas é necessário de contextualizar socialmente e culturalmente essas cenas para compreender a importância destas na definição de quem são estes personagens, e aí confesso o meu desconhecimento da cultura chinesa nessa vertente.

Enfim, este é um daqueles filmes à moda antiga e acima de tudo sem preocupações de rating e de pró-formas, tem até pêlo em sovaco feminino.

 

[4/5]

4

Sem comentários: