quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

[Ver] O menino de Kabul

wp1-wide

 

Título Original:
"The Kite Runner" (2007) [USA]

Realização:

Marc Forster 

Actores:

Khalid Abdalla  - Amir 
Homayoun Ershadi  - Baba 
Zekiria Ebrahimi  - Young Amir 
Ahmad Khan Mahmoodzada  - Young Hassan 
Shaun Toub  - Rahim Khan 

Comentário

Dois miúdos com laços desconhecidos, uma relação de amizade que termina em tragédia. E no meio de tudo isto a metáfora óbvia dos papagaios a voar livremente, em Portugal era a gaivota, enfim coisas da Liberdade.

Falando sério, o muito aguardado regresso de Marc Foster desvenda uma história que não aposta em estrelas, mas sim num desfiar de um rol de injustiças.

De facto, o popular livro de Khaled Hosseini que serviu de inspiração para esta fita, tem todos os ingredientes certos para ser uma boa experiência cinematográfica, actualidade política decorrente de descrever o processo de ocupação do Afeganistão, primeiro pelos Russos, depois pelos Talibãs, faltou a fase Americana digo eu; tragédia a rodos com os pobrezinhos a serem aviltados e chacinados inexoravelmente, injustiça em quantidades industriais com crianças e mulheres vítimas de rancores ancestrais e irracionais e não faltando até o típico vilão visceralmente demoníaco personificando o que de mais negro a religião pode trazer ao espírito humano.

No entanto, Foster acaba por ficar na superficialidade da história, os personagens são desenhados de uma forma extremamente linear e maniqueísta sem qualquer tipo de matizes, a história, é certo que agarra o espectador desde o primeiro frame, mas ficamos sempre ao longo deste percurso com uma sensação de que não chegaremos à saciedade.

Estamos perante uma espécie de teatro de sombras que paradoxalmente tem nas imagens o seu ponto mais forte com uma China surpreendentemente transformado numa Kabul.

Como dizia a música, hoje soube-me a pouco.

[2/5]  Se não houver mais nada pra ver...

2

Sem comentários: