sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

[Ver] O Estranho Mundo de Jack

jacksallystars-800x600

Título Original:
"A Nightmare Before Christmas" (1993) [USA]

Realização:

Henry Selick

Actores:

Danny Elfman - Barrel [Voice]
Chris Sarandon - Jack Skellington [Voice]
Catherine O'Hara - Sally [Voice] / Shock [Voice]
William Hickey - Dr. Finklestein [Voice]
Glenn Shadix - Mayor [Voice]

Comentário
Se um dia destes me perguntarem qual o filme da minha vida, a resposta vai estar na ponta da lingua: "The Nightmare Before Christmas".
Para mim este é de facto o filme perfeito, uma obra de culto e que imerecidamente passou tão despercebida a bons e maus cinéfilos.
Esta parábola maravilhosa, repleta de personagens apaixonantes, com uma banda sonora que é a obra prima do grande Dany Elfman, uma história que foi filmada frame por frame com um carinho maternal durante 3 anos, um trabalho de actores intocável na concepção de uma personalidade própria a cada um dos habitantes de Halloween Town, um look visual dantescamente burtiano, enfim esta é uma pérola de maior relevo na produção criativo-artística contemporânea.
O que mais surpreende nesta "pequena" história é a sua simplicidade a forma como quase subrepticiamente nos demonstra a necessidade humana de ser aceite e amado, e essa motivação naturalmente humana, é nos demonstrada através de personagens aparentemente inumanos.
Enfim, que dizer mais? Vejam, oiçam, cantem, dancem, chorem, riam, encantem-se, sonhem. Tudo isso está lá e passado para o lado de cá em pequenos bonecos de plasticina e em apenas 75 minutos. Parece impossível, não é? Mas isso é porque estamos perante um sonho numa noite de natal.

[5/5]

5

2 comentários:

Anónimo disse...

Filmeee lindoo, gosto e sempre vou gostar dele..... parabéns... =D

Anónimo disse...

Filmeee lindoo, gosto e sempre vou gostar dele..... parabéns... =D