quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

[Ver] No vale das sombras

PHOTOGRAPHS TO BE USED SOLELY FOR ADVERTISING, PROMOTION, PUBLICITY OR REVIEWS OF THIS SPECIFIC MOTION PICTURE AND TO REMAIN THE PROPERTY OF THE STUDIO. NOT FOR SALE OR REDISTRIBUTION

 

Título Original:
"In the Valley of Elah" (2007) [USA]

Realização:

Paul Haggis

Actores:

Tommy Lee Jones  - Hank Deerfield 
Charlize Theron  - Det. Emily Sanders 
Jason Patric  - Lt. Kirklander 
Susan Sarandon  - Joan Deerfield 
James Franco  - Sgt. Dan Carnelli

Comentário 

Paul Haggis já nos habitou um nível criativo bastante elevado pelo que este In the Valey of Elah fosse esperado com uma aura de expectativa bastante elevada.

Desta vez Haggis pegou numa história real muito pertinho do coração dos americanos (mais uma vez, depois do Racismo a Guerra), um pai que procura um filho desaparecido após o seu regresso de uma comissão no Iraque, desvendando nessa busca uma outra viagem, a da transformação de jovens sonhadores em homens visceralmente anestesiados para a vida.

Mais uma vez o prato é cozinhado com os ingredientes usuais, conspiração militar, trauma pós-guerra, disfunção familiar, incompetência policial, enfim está tudo lá. No entanto a mestria da escrita de Haggis consegue algo que para muito boa gente seria impossível, ou seja, a fuga ao óbvio e à mera repetição de fórmulas.

Haggis consegue isso em  grande medida graças à sua enorme qualidade como argumentista, contando uma história velhinha com uma abordagem ortodoxa, recorrendo a um registo extremamente contido dos seus actores (diria sem histerismos) com um único momento catártico, a história flui com uma naturalidade perturbante, os planos alargados e prolongados promovem uma contemplação intensa dos sentimentos dos personagens, finalmente a forma como Tommy Lee Jones encarna um pai em sofrimento interiorizado é a cereja no topo do bolo.

Um filme que reforça o reconhecimento de um contador de histórias do nosso tempo e consagra definitivamente (embora tardiamente) um actor lutador.

[4/5]

4

Sem comentários: