quarta-feira, 5 de março de 2008

[Ver] A Grande Festa

18465344

Título Original:
"La Grande Bouffe" (1973) [France/Italy]

Realização:

Marco Ferreri

Actores:

Ugo Tognazzi - Ugo
Marcello Mastroianni - Marcello
Michel Piccoli - Michel
Philippe Noiret - Philippe
Andréa Ferréol - Andrea
Monique Chaumette - Madeleine
Florence Giorgetti - Anne r

Comentário

Pensem nisto, quatro distintos senhores burgueses retiram-se para uma pequena casa suburbana, o seu objectivo é deleitarem-se num festim de auto indulgência para todos os pecados da gula, quer estes sejam alimentares quer estes sejam simplesmente carnais.
Um juíz, um produtor de TV, um piloto e um reputado Chef de cozinha decidiram por variadas razões que a sua vida se tornou um enfado e uma perca de tempo. Nesse sentido a solução para escapar a uma existência inerte é partirem em grande estilo com uma festa de arromba para o outro lado.
A arma escolhida para consumar este suícido em grupo não foi uma pistola, uma corda ou mesmo uma caixa de comprimidos, concerteza que plebes meios não estariam em consonância com o status social que estes senhores crêem possuir, por isso a morte será alcançada através de um percurso de fim de semana de degustação extrema e contínua dos mais variados, bizarros e vulgares pratos.
No entanto após a sua chegada ao local, e cenário montado, rápidamente reconhecem que este adeus não pode ser limitado ao mero acto de comer é imperioso elevar o nível de deboche e naturalmente a orgia sexual surge como complemento á orgia gastronómica, para isso são chamadas prostitutas ás quais se junta inesperadamente uma jovem professora liceal. Surpreendemente é a jovem professora liceal que contrariando o seu aspecto angelical que rápidamente domina o festim demonstrando um apetite sexual e alimentar aos quais os suicidas rápidamente constatam não ter capacidade de acompanhar.
No segundo dia rápidamente se apercebem que escolheram uma forma nojenta de morrer e pouco consêntanea com o seu pretenso elevado status, a casa de banho explode cobrindo um dos membros de merda e vómito e envolvendo a casa com um cheiro nausebundo. Outro dos suicidas enfrenta uma crise de profunda flatulência facto que culmina com uma das formas mais asquerosas de morrer até hoje mostradas em cinema.
Enfim, este "La Grande Bouffe" de Marco Ferreri ainda hoje, passados mais de 30 anos, é discutido como um marco no chamado cinema artístico oriundo da "Art House", no entanto a forma como o realizador italiano estica ao máximo as fronteiras do chamado bom gosto, fez com que esta obra nunca concretizasse efectivamente todo o seu potencial artístico e alcançasse o reconhecimento merecido.
Onde esta obra se torna no entanto excelente é na exploração e no estudo do processo estoico de auto indulgência humana. No inicio os personagens satisfazem-se apenas no puro desejo de comer, beber e foder. No entanto, com o desenrolar da história este consumo torna-se cada vez mais prazenteiro quanto mais comida forem conseguindo enfiar nas suas atulhadas goelas sempre acompanhada com um sorriso irónico de crescente satisfação e de determinação.
Este La gRand Bouffe é uma lição contra o excesso de comida assim como Scarface o era para a cocaína. No inicio somos confrontados com o requinte e o cuidado com que as refeições vão sendo preparadas e digeridas, com o passar do tempo vamos vendo como todo esse processo se torna cada vez mais grotesco e nojento.
Um filme que é acima de tudo um misto de humor e depressão, de diversão e repugnância. No inicio a preparação da comida deixou-me com fome, no final a última coisa que me apetecia fazer era comer.
Temos de adorar um movimento artístico que se consegue safar com cenas em que um homem repousa no chão de uma opulenta sala de jantar sendo alimentado á colher até á morte, ao mesmo tempo que uma opulenta e voluptuosa senhora se masturba até atingir o climax....
Um belo ensaio cinematográfico sobre os excessos burgueses levado ao extremo e que garantidamente irá provocar voltas mesmo nos estomagos mais fortes.
Clips do Filme Clip 1|Clip 2|Clip 3

[5/5]  Perfeito

5

Sem comentários: