quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

[Ver] Eu sou a Lenda

 

i_am_legend_will_smith__1_

 

Título Original:
"I Am Legend" (2007) [USA]

Realização:
Francis Lawrence

Actores:

Will Smith  - Robert Neville 
Alice Braga  - Anna 
Charlie Tahan  - Ethan 
Salli Richardson-Whitfield  - Zoe 
Willow Smith  - Marley 

 

Uma adaptação homónima de um dos maiores romances da literatura fantástica da autoria de Richard Matheson, uma história que já havia sido transposta para o cinema por duas vezes com o Dr. Neville  a ser desempenhado por Vicent Price no assustador "The Last Man on Earth" em 1964 e por Charlton Heston num clássico "Omega Man" em 1971, esta obra literária serviu ainda de base a uma das maiores obras-primas do cinema fantástico, o maravilhoso filme de estreia de Romero "Night of the Living Dead".

Serve o prévio preambulo para explicar os elevados níveis de expectativa com que esta nova incursão do carismático Will Smith ao cinema de Ficção Científica era aguardada nos Estados Unidos, e  se olharmos apenas para os dados de bilheteira este foi um Blockbuster assombroso com as salas onde estreou a registarem enchentes extraordinárias.

No entanto este é  um Blockbuster atípico, como há muito não se via em Hollywood, um filme que assenta acima de tudo no desempenho seguro e convincente de um Will Smith construindo um personagem á beira da loucura.

Durante cerca de uma hora somos levados suavemente numa viagem a uma civilização  desaparecida submergindo num mundo onírico que só é desfeito, por incrível que pareça, com o surgimento do primeiro zombie na tela, que aqui surge como um autêntico choque térmico na coerência e ritmo narrativo deste filme.

É de facto, aqui, neste render aos critérios de espectacularidade que este filme apresenta o seu calcanhar de Aquiles, não fosse isto e poderíamos estar na presença de um belo clássico negro de ficção científica digno de  ombrear com as melhoras obras deste género.

[3/5]

3

Sem comentários: