terça-feira, 8 de janeiro de 2008

[Ver] No Country For Old Men

 

brolincountry2

 

Título Original:
"No Country for Old Men" (2007) [USA]

Realização:

Ethan Coen, Joel Coen

Actores:

Tommy Lee Jones  - Ed Tom Bell 
Javier Bardem  - Anton Chigurh 
Josh Brolin  - Llewelyn Moss 
Woody Harrelson  - Carson Wells 
Kelly MacDonald  - Carla Jean Moss 

 

Que os irmãos Cohen são sempre (ou quase sempre) um sinónimo de qualidade, já nós sabíamos, mas este "No country for old men" é de facto uma obra prima maravilhosa.

Estamos perante mais uma daquelas viagens inesquecíveis proporcionado por estes dois senhores do cinema americano.

Nas antípodas de Fargo mas com raízes partilhadas, em margens opostas do Barbeiro mas debruçando-se sobre o mesmo rio, enfim, os Cohen atingiram aqui a sua plenitude criativa e demonstram terem chegado a um estado de maturação perfeito na sua obra.

Um road movie perfeito, um thriller negro irrepreensível, uma viagem introspectiva à “negritude” da natureza humana.  Uma América que caminha a passos largos para um mundo apenas destinado aos de coração duro, um pérfido regresso ao Mau Selvagem.

Ao longo de duas horas somos confrontados com a verdadeira essência da Liberdade de cada um,  e cada um dos personagens deste mundo cruel dá-nos a sua resposta ás eternas questões: O que hei-de fazer? O que posso esperar?

E as nossas? Quais são as nossas respostas?

Para completar tudo isto temos um casting perfeito, uma fotografia serena e um ritmo narrativo suave e extático.

Um Bardem personificando a raíz do mal num assassino estéril de remorsos, um Brolin construindo o corajoso veterano de guerra disposto a enfrentar os mais negros demónios suportado num passado recheado de atrocidades, uma MacDonald oferendo-nos uma imagem da inocência condenada numa das cenas mais belas do filme quando confronta o assassino do seu marido (recordando aqui a inquietante confrontação de Francis McDormand e Peter Stormare em Fargo) e no meio disto um Tommy Lee Jones que enquadra e centra este mundo perdido, num xerife que recorda os tempos em que os xerifes não usavam armas.

Um Cohen perfeito, destinado a ser um dos filmes do ano.

 

[5/5]

5

Sem comentários: