Título Original:
"Coeurs" (2006) [France]
Realização:
Alain Resnais
Actores:
Laura Morante - Nicole
Lambert Wilson - Dan
Pierre Arditi - Lionel
Isabelle Carré - Gaelle
André Dussollier - Thierry
Sabine Azéma - Charlotte
Comentário
Finalmente, parece que é desta que este Coeurs do mestre Resnais, vamos lá ver se não me engano por falar antes de tempo, vai ver o escurinho da sala de cinema (já lá vão dois anos de espera).
Mas assumindo que as promessas são importantes e devem ser cumpridas, senão valeu pelo menos para alguns sortudos a ante estreia, vamos ter a possibilidade de ver esta obra muito interessante numa das nossas salas de cinema.
Quanto á película em si, o "velho" lobo francês vem provar a adequabilidade da velha máxima que afirma que algumas pessoas são como o vinho do Porto, ou seja, o tempo refina as suas qualidades e o seu talento.
Este Coeurs é de facto um ensaio belíssimo sobre a solidão humana, sobre os sonhos que nos assombram, os desejos que nos assolam, os medos que escurecem as nossas decisões.
É acima de tudo um tratado que desnuda de uma forma bela e crua a natureza de quem somos, e a forma desassombrada e certeira como esse desvendar é feito só seria possível neste velho Resnais, maduro e vivido, e não no novo Resnais ingénuo e virulento que nos deu o belo “L'Année dernière à Marienbad”.
Uma beata com ataques de sensualidade inusitada, uma mulher perdida numa relação perdida, um homem marcada pela desonra familiar, um idoso acamado mas violentamente insultuoso, uma jovem solitária á procura do amor, um homem no fim da vida á procura de um novo início, um barman viciado num circulo vicioso de uma rotina insidiosa, enfim uma orquestra de sonhadores que têm algum em comum, o simples de facto de quererem ser felizes sem saberem como e que facilmente representariam a palete humana que nos dias de hoje vagueiam nas nossas cidades tão europeias.
Para quem gosta de bom cinema, plácido, inteligente e mordaz este é um daqueles filmes a não perder.
[4/5] Inteligente e Divertido
