Título Original:
"El Orfanato" (2008) [Spain]
Realização:
Juan Antonio Bayona
Actores:
Belen Rueda, Fernando Cayo, Geraldine Chaplin
Comentário
A forma única que Del Toro tem de olhar para o mundo fantasioso das crianças, demonstrada no maravilhoso “Labirinto do Fauno”, é algum que sempre gerou muita controvérsia, facilmente gerando ódios à mesma velocidade que gera admiração.
Este novo ensaio sobre esse mesmo mundo, agora com uma abordagem menos pesada e mais fundamentada numa pretensa realidade será com certeza mais um desses filmes, ou seja ame-se ou odeie-se.
Com a realização agora a cargo do espanhol Juan Antonio Bayona, o que impressiona mais neste trabalho é a capacidade de Bayona em gerar ambientes soturnos e inquietantes, recorrendo unicamente a subtis movimentos de câmara, a um trabalho de perfeição no jogo de luzes e acima de tudo num incutir de um ritmo narrativo que dispara os níveis de desconforto do espectador frame a frame, nada de CGI’s ou efeitos especiais esfusiantes e milionários.
Del Toro é um mestre no processo de criação de uma apoteose emocional e neste “The Orphanage” o seu dedo é clramente visivel na forma assombrosa como vamos sendo consumidos por essa crescente sensação de inquietação e de desconforto.
Este “The Orphanage” é um filme de atmosfera, de ambiente, é uma obra que vem provar que o género “Casa Assombrada” é um género que está bem de saúde e que ainda resulta quando em boas mãos.
Desta forma o espanhol Juan Antonio Bayona junta-se ao mexicano Guillermo del Toro e ao chileno Alejandro Amenábar no grupo de cineastas latinos com um talento muito peculiar e único para o macabro.
[4/5] Uma viagem inquietante e envolvente.
1 comentário:
Must see it...
gosto dos universos do realizador...
abraço
Enviar um comentário