segunda-feira, 23 de junho de 2008

[Ouvir] Muse - Muscle Museum

 

Uma das poucas coisas de interesse que se passaram no Rock In Rio deste ano.

Simplesmente brilhantes.

 

terça-feira, 17 de junho de 2008

[Ver] O Orfanato

 

orphanage-1

 

Título Original:
"El Orfanato" (2008) [Spain]

Realização:

Juan Antonio Bayona

Actores:

Belen Rueda, Fernando Cayo, Geraldine Chaplin

Comentário

A forma única que Del Toro tem de olhar para o mundo fantasioso das crianças, demonstrada no maravilhoso “Labirinto do Fauno”, é algum que sempre gerou muita controvérsia, facilmente gerando ódios à mesma velocidade que gera admiração.

Este novo ensaio sobre esse mesmo mundo, agora com uma abordagem menos pesada e mais fundamentada numa pretensa realidade será com certeza mais um desses filmes, ou seja ame-se ou odeie-se.

Com a realização agora a cargo do espanhol Juan Antonio Bayona, o que impressiona mais neste trabalho é a capacidade de Bayona em gerar ambientes soturnos e inquietantes, recorrendo unicamente a subtis movimentos de câmara, a um trabalho de perfeição no jogo de luzes e acima de tudo num incutir de um ritmo narrativo que dispara os níveis de desconforto do espectador frame a frame, nada de CGI’s ou efeitos especiais esfusiantes e milionários.

Del Toro é um mestre no processo de criação de uma apoteose emocional e neste “The Orphanage” o seu dedo é clramente visivel na forma assombrosa como vamos sendo consumidos por essa crescente sensação de inquietação e de desconforto.

Este “The Orphanage” é um filme de atmosfera, de ambiente, é uma obra que vem provar que o género “Casa Assombrada” é um género que está bem de saúde e que ainda resulta quando em boas mãos.

Desta forma o espanhol Juan Antonio Bayona junta-se ao mexicano Guillermo del Toro e ao chileno Alejandro Amenábar no grupo de cineastas latinos com um talento muito peculiar e único para o macabro.

[4/5] Uma viagem inquietante e envolvente.

4

segunda-feira, 16 de junho de 2008

[Ver] Shotgun Stories

 

MikeandBindrainedpond

   

Título Original:
"Shotgun Stories" (2007) [USA]

Realização:

Jeff Nichols

Actores:

Michael Shannon  - Son Hayes 
Douglas Ligon  - Boy Hayes 
Barlow Jacobs  - Kid Hayes 
Michael Abbott, Jr.  - Cleaman Hayes 
Travis Smith  - Mark Hayes

Comentário

Uma primeira obra extraordinária, este Shotgun Stories de Jeff Nichols.

Uma história que gira em torno de uma guerra de irmãos filhos do mesmo pai, uma história sobre espiral de violência e os caminhos que esta nos leva a trilhar impiedosamente, uma história sobre desespero humano e perdição, uma alegoria sobre a falência de uma sociedade na sua função agregadora.

Durante cerca de 90 minutos Nichols consegue contar uma fábula de violência sempre num ritmo contemplativo e harmonioso e é esta conjugação de ritmos improvável que torna esta primeira obra tão extraordinária.

Desde o maravilhoso “Badlands” do mestre Malick que não se vislumbrava esta América profunda, bela e bucólica, violenta e intransigente, um olhar verdadeiramente impressivo sobre o white trash americano.

Destaque para a soberba interpretação de Michael Shannon, um actor à parte na sua geração, para a maravilhosa fotografia e para o ritmo perfeito dado á história por Nichols.

A partir de agora muito atenção a este menino.

[4/5] A não perder.

4

quinta-feira, 12 de junho de 2008

[Rever] O Labirinto do Fauno

 

f_faunom_758b285

   

Título Original:
"El Laberinto del Fauno" (2007) [Spain]

Realização:

Guillermo del Toro

Actores:

Ariadna Gil - Carmen
Ivana Baquero - Ofelia
Sergi López - Vidal
Maribel Verdú - Mercedes
Doug Jones - Pan
Alex Angulo - Doctor
Manolo Solo - Garces
Cesar Vea - Serrano
Roger Casamajor - Pedro

Comentário

Filme de adjectivos.

Belo, triste, negro e inocente.
Pensem num mundo perdido e cheio de desespero que foi a Espanha franquista e pintem-no bem de negro, de seguida imaginem uma junção da fantasias, a louca de Alice com a inocente de Pan, pincelem ambas com cores brilhantes sob o negro anterior e aí têem este filme de del Toro. Belo, triste, negro e inocente...

 

[4/5] Belo

4